domingo, 21 de fevereiro de 2010

AS ASSINATURAS DAS CORES

Um bruxo de raiz não é um decorador de conhecimentos e sim aquele que compreende a assinatura dos elementos. O seu saber assim não provem de uma memória comum e sim do contato essencial que ele exerce com o Todo. Um dos grandes exemplos disso é a sabedoria a respeito das cores como descrevo a seguir:

A cor vermelha se revela em tudo o que representa a força e a vitalidade como o sangue, a magna que arde no centro da Terra e na cor que ficamos quando estamos combatendo. Para indicar que um fruto possui substâncias fortes a natureza costuma utilizar o vermelho. Analisando estas assinaturas da cor sabemos que as suas forças transmitidas são: Vitalidade, agressividade, iniciativa, o calor que nos torna essenciais...

A cor laranja é mais presente no fogo e nas frutas cítricas e estes elementos vibram a energia da ascensão e da euforia nos retirando de estados apáticos e nos convidando a levar uma vida de maior celebração. É uma cor de aprimoramento das forças que queima energias agregadas e desobstrui os canais de energia elevando assim o magista.
Por ser a cor predominante no fogo é a cor da ascensão.

A cor amarela encontra-se no ouro e no Sol, ambos os elementos que queimam o negativo e emanam riquezas. Todos os tipos de miasmas e energias degenerativas podem ser tratados por esta cor e o tom dourado é o tom da cura pela emanação. A prosperidade é atraída por esta cor que favorece o desenrolar de dividas e aumenta a nossa vontade de trabalhar.
Das energias de força ativa é a mais equilibrada e isso favorece o pensar e o sentir de forma construtiva positiva.

A cor verde está principalmente nas plantas e a sua emissão regenera os tecidos e trata as energias quando estas se esvaem do ser. É uma cor de crescimento e de recuperação sendo ideal para pós-operatórios e atua diretamente na recuperação de traumas emocionais. As plantas revelam que o verde busca a luz solar para existir e por isso sabemos que o verde é um excelente condutor das criaturas ao caminho do equilíbrio. Se descansar significa alimentar o ser de energia esta é a cor do descanso.

Encontramos a cor azul no céu ou mar tranquilo e no gelo quando este possui temperaturas excepcionalmente frias. A cor azul tranqüiliza e refresca atenuando ou eliminando raivas e turbulências, combatendo infecções e inflamações. É uma cor de alivio rápido para as dores do corpo e da alma além de ser no espectro solar aquela que auxilia nas visões e compreensão dos mistérios. Na necessidade de aceitação e de receber esta é a cor ideal.

Quando observamos uma caverna ou um salão que esteja ás escuras percebemos o espaço como algo fechado e pequeno. É uma noção dos olhos, mas também uma vibração real. Unindo-se este fechamento com a tranqüilidade do azul obtemos a cor anil que fecha o corpo para vibrações densas e maléficas. Com esta cor, apenas o que se afina com o sublime azul pode entrar.

A cor violeta é encontrada em flores de incrível sensibilidade e no céu em dias muito especiais. Basta olhar e o espírito se eleva assim como qualquer energia que seja misturada a esta cor ou qualquer coisa que projetemos o violeta. Quando a oração tem por objetivo o contato com os Deuses da coroa, ou com os mestres e guias do astral é com esta energia que nos envolvemos, lembrando sempre é claro, que as raízes necessitam de atenção igual.
O violeta é a cor com maior capacidade de penetração.

OUTRAS CORES

A cor rosa é o vermelho com bastante movimento proporcionado pelo branco. Esta cor proporciona que a energia saia e ganhe o mundo e talvez por isso esteja relacionada ao amor muito embora o seu excesso provoque irritabilidade. Na Bruxaria é conhecido o efeito do rosa para enviar energias com rapidez. É uma cor de domínio por envolver e adentrar como uma flecha aos outros e como poucas é capaz de criar energias a serem canalizadas.

O tom branco transmite movimento e não por acaso é utilizado por médiuns que aplicam passes, pois é o tom da emanação reunindo todas as cores em movimento giratório. Esta cor evita a contaminação e representa a doação tão necessária aos que trabalham na cura e auxilio.

O tom preto atrai para si e não permite que saia quase nada. Uma caixa d’ água pintada de preto retém o calor do dia por horas e quando vestimos o tom preto sentimos bem mais calor quando sob o Sol. É a cor do vampirismo e de certa forma do egoísmo, mas pode ser utilizada em curas de grandes dificuldades quando algo de grande poder maléfico necessita ser retirado.
Em alguns casos o magista necessita passar um tempo de preto para evitar grandes perdas energéticas ou em trabalhos em que seja importante absorver as forças astrais.
Em lugares nefastos os resultados de seu uso variam, mas são sempre maléficos.

A cor marrom simboliza a terra e os Deuses que representam a força quase pura, quase isenta de luz, mas não desprovida de luz. É o caso do Orixá Exu que combina o vermelho com o preto. É poderosa esta cor para abrir caminho e em trabalhos de grande cura.
Quando existe um grande perigo está deve ser a última força a ser utilizada, pois representa a degeneração do inimigo.
Não recomendo o uso desta nas roupas já que amplia a força da critica de quem a usa e dos outros sobre este.
Abrir portas é o trabalho desta cor assim como possibilitar que a justiça seja feita.

Todo o excesso tende para o desequilíbrio e desta forma faze uso apenas de uma cor é tão nefasto quanto utilizar muitas cores e tons em um mesmo espaço ou na magia. Utilizando duas a três cores por experiência posso afirmar existir maior eficiência no uso das cores na Bruxaria.

A harmonia é algo delicado e nenhuma cor a ela pode ser atribuída já que em alguns casos a harmonia irá nascer de um movimento mais intenso e em outros se proporcionarmos uma calmaria. O bruxo de raiz sabe que cada momento é um.

A magia das cores está em tudo, na tradição da raça negra presente no tarô, as roupas, velas, raios emitidos em sortilégios, trabalhos de curas, trabalhos para abrir portas e caminhos, incorporação de forças...Enfim pode existir em qualquer encantamento como elemento principal ou de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário