A fé é o elemento de magia comum a todos os seres, é um poder capaz não só de mover montanhas (A maneira como vemos as grandes dificuldades é igual à forma que veríamos a missão de transpor uma montanha, daí o termo utilizado por Jesus), mas também de realizar curas como instrumentos diretamente ligados a Deus e abrirmos caminhos em nossas lendas pessoais.
Não existe símbolo maior da fé do que as oferendas. É um gesto apenas, mas é realizado antes da graça ser recebida, um gesto de confiança. Isso é fé verdadeira e simbolizada de uma forma que pode reunir graça, simplicidade e amor aos Deuses ou Elementos como se queira chamar as várias faces da Energia que a tudo habita.
Mas existe um mistério maior ainda nas oferendas que as fazem mais poderosas. É o mistério da confiança essencial em que as oferendas são dedicadas ao sim e ao não, ou seja: Seja feito segundo a sua vontade. Quando aceitamos de pronto somente um resultado criamos uma polaridade que se fortalece à medida que reforçamos os nossos desejos. Um Bruxo de Raiz lança o feitiço para o mundo da melhor forma possível e com objetivo, mas ele aceitara qualquer resultado e mais ele agradece antes por qualquer resultado. Isso é entrega e desta forma não existe egoísmo, arrogância ou falta de crescimento que ocorreria com toda a certeza caso tudo nos fosse dado sem nenhum empenho pessoal. A oferenda realizada na plena aceitação dos resultados quaisquer que sejam é de fato confiança. É a fé no seu proveito máximo.
Nas escolhas do que oferecer é preciso primeiro ter a firmeza de que fará tudo cem por cento o melhor possível nem que para isso tenha que recorrer a simplicidade que traz grande poder e é um mistério à parte. Quando for oferecer flores plante as mesmas ou as deixe em vasos para que completem o ciclo. Flores cortadas são um símbolo triste e representam a força da degeneração por isso não devem ser colocadas dentro de casa e muito menos em oferendas. Grãos e frutos são os melhores elementos assim como pedras e metais, escritos, testemunhos pessoais como roupas, cabelos ou secreções. As ervas secas também podem ser utilizadas e as forças se identificam muito com as cores.
Dentro da Bruxaria de Raiz os melhores lugares para oferenda são os aglomerados de pedras ou árvores de grande porte para os trabalhos de firmeza. Já os trabalhos relacionados ao amor, a gratidão ou reverencia são colocados melhor ao pé de uma árvore florida. A beira do mar e as margens dos rios são excelentes para despedir forças ou cortar malefícios tendo como alternativa para estes fins colocar as oferendas sob a lua minguante em um local pouco iluminado por luzes artificiais. Oferendas em cemitérios servem aos trabalhos de cura de doenças altamente degenerativas ou eliminação de força opositora de grande porte. As oferendas em templos abrem os caminhos de indivíduos e famílias.
Alguns absurdos ocorrem quando nos preocupamos com o que não é real na hora das oferendas. Nada calculado tem valia nesta hora e por isso convém falar com o coração lembrando que na Bruxaria de Raiz só pode ser verdadeiro um sentimento que você tenha também por si mesmo. Também não convém se preocupar com os insetos, passarinhos e com a possibilidade de pessoas pegarem as oferendas. Depois de dedicar aos Deuses uma oferenda não pertence mais a este mundo e tudo o que ocorrer após está de acordo. Tenho visto até ebó envolto em filtro plástico e telas para evitar o sol e os pássaros o que é tolo. Se você dá um pão a alguém e este distribui com todos está certo. Os Deuses são sempre generosos. Pode ser ainda que a sua mente comum tenha asco à visão de moscas pousando sobre as oferendas, mas as moscas na natureza exercem papéis mais nobres do que temos exercido dentro das matas apesar de tanto refinamento. Elas fertilizam enquanto nós exploramos como crianças que acreditam que a lata de biscoitos nunca ficara vazia. Em algum sentido somos menos evoluídos que as moscas e então convém repensar a cara de nojo e permitir que todos os seres venham se banquetear.
Ademais um feitiço para ser bom mesmo deve ser encerrado com o esquecimento. Se a fé é verdadeira porque você haveria de ficar pensando se vai dar certo ou não? Quando fizer um feitiço deixe de lembrar assim que virar as costas permitindo desta forma que o astral possa se manifestar.